Salamanca

¡HOLA!

Foi já há uns meses que nos aventurámos por Salamanca e não vamos deixar nada por vos contar. Bora lá?

Salamanca é uma cidade localizada no noroeste de Espanha, pertencente à comunidade Autónoma de Castela e Leão. É cruzada pelo Rio Tornes e fica a pouco mais de 1h de carro da fronteira luso-espanhola de Vilar Formoso, o que a torna uma forte candidata a destino perfeito para uma escapadinha de fim de semana. 

É uma forte referência religiosa, arquitectónica e gastronómica. Aliás, o seu centro histórico é considerado Património da Humanidade pela Unesco. Já vais perceber porquê :)

ONDE FICAR?

Decidimos alugar um apartamento através da plataforma Airbnb, que não ficava no centro histórico mas bem perto, deu para fazer tudo a pé. Se estás a pensar ir a Salamanca, espreita aqui.

Podes também marcar o teu alojamento ideal na maior plataforma de reservas online, no Booking.


O QUE VISITAR?

Universidade Salamanca

Fundada em 1218, a Universidade é uma das grandes atrações desta bela cidade. Com uma arquitetura única, apresenta-se com fachadas deliciosas. É numa desta fachadas que se pode encontrar a famosa rã, que reza a lenda que os estudantes, caso pretendam sucesso académico, devem encontrá-la. Tornou-se um símbolo icónico de Salamanca.

Catedral de Salamanca

Na realidade, a Catedral de Salamanca são duas catedrais: a Velha que data dos séculos XII-XIII e a Nova que data do século XVI. É um monumento imponente, não tivessem as suas torres 110 metros de altura. Deixamos a dica de subir as suas torres (Torres da Clerecía), visitando as várias salas, tendo como recompensa no final uma vista incrível da cidade.

 Jardim de Calixto e Melibea 

Para recarregares energia no centro histórico de Salamanca, vai até este jardim. Neste jardim romântico, encontras o célebre Poço dos Namorados e ainda podes disfrutar da natureza e de magníficas vistas.

Plaza Mayor

O coração da cidade. A Plaza Mayor, erguida entre 1729 e 1755, é um monumento barroco. É o ponto mais central de Salamanca, cheia de vida durante o dia e durante a noite. Debaixo dos seus 88 arcos, é possível encontrar várias lojas e restaurantes. Não podia deixar de recomendar que proves um hornazo na Confitería Santa Lúcia enquanto aprecias todo o movimento. 




Casa das Conchas

Falemos agora do palácio mais notório de Salamanca que deve o seu nome às conchas incorporadas na sua fachada. É possível aceder ao seu pátio interior. Atualmente, alberga a Biblioteca Pública de Salamanca. Vale a pena visitar esta regalia, de estilo gótico, para os olhos.




Mercado Municipal

É um must visit também. Embora não tenhamos conseguido visitar o seu interior, o exterior é lindo demais. Vejam só estes vitrais. 


Ponte Romana

A Ponte Romana foi um dos locais que mais gostámos de visitar. Deves fazer uma visita noturna e outra diurna para não perderes nenhum dos seus encantos, Esta ponte, que possibilita a travessia pedestre sobre o Rio Tornes. Tem também uma espetacular vista para a Catedral de Salamanca que não vais querer perder.

           




Recomendações Adicionais

Embora não tenhamos visitado, caso estejas por Salamanca mais tempo do que estivemos, aproveita para visitar também estes badalados locais: Convento de São Estevão, Pátio das Escolas, Escolas Menores, Museu de Arte Nova e Arte Decó de Salamanca.







ONDE COMER?

Para comer as iguarias típicas de Salamanca e de Espanha, recomendamos:

  • Churros com chocolate - Chocolatería Valor 
  • Hornazo - Confitería Pastelería Santa Lucía
  • Paella - Cafetería Casino de Salamanca
  • Jámon Ibérico - Restaurante La Jamonería de Carmen





Esperamos que este artigo seja útil e, qualquer dúvida que tenhas, deixa-nos nos comentários

¡Hasta pronto!


Comentários